quarta-feira, 7 de abril de 2010

As influências africanas no cotidiano brasileiro

A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África, sua diversidade cultural refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas, na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo, uma tentativa de fazê-los assimilar a cultura do homem branco.
Os africanos criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás praticados atualmente em todo o território, assim como a umbanda, uma fusão de elementos culturais diferentes, que mistura elementos africanos com o catolicismo e o espiritismo, incluindo a associação de santos católicos com os orixás.
Além da religiosidade, contribuíram para a cultura brasileira com suas danças, músicas e culinária.
Na música deram origem ao maxixe, samba, choro, bossa-nova entre outros. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial.
A culinária divulgada principalmente na Bahia, com pratos típicos que levam o leite de coco-da-baía, o azeite de dendê, a pimenta malagueta, o feijão preto, (nossa famosa feijoada), o quiabo, em pratos como o vatapá, caruru, mungunzá, acarajé, angu e pamonha, modificando assim vários pratos portugueses, substituindo seus ingredientes, utilizando para o preparo dos pratos as panelas de barro e a colher de pau.

Capoeira, a arte-marcial afro-brasileira

A palavra Capoeira, está ligada aos primeiros movimentos escravos de fuga e rebeldia, seu significado vem da palavra tupi-guarani caá-puêra: caá = mato, puêra = que já foi; Capuêra, s. f. – mato que nasceu em lugar de outro derrubado ou queimado; mato onde os escravos escondiam- se fugidos do capitão do mato, este jogo de destreza corporal era sua poderosa arma. Hoje o jogo da capoeira está difundido em todos os lugares do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário